Popular Post

Popular Posts

Posted by : Equipe Fã Clube Sinceramente Ana Carolina 26 de jun. de 2013

Ana Carolina lança seu sexto álbum de canções inéditas, #AC, com músicas dançantes e versos sensuais. "Um disco super quente", define a cantora e compositora

Em 14 anos de carreira, a cantora e compositora Ana Carolina passeou pelo romantismo, pelo samba, pela mistura de ritmos e sons, ora embarcou em performances solo ora em duetos. Em seu sexto álbum de canções inéditas, #AC, retorna ao que mais lhe agrada: o pop. O trabalho, que já é campeão de vendas no iTunes, deve chegar às lojas nesta segunda quinzena de junho - enquanto Ana segue em sua turnê pelos EUA.

A presença do símbolo hashtag (#) no título é um indício de que o que vem por aí - um disco que foge do meloso e do complexo, e que tem a pretensão de agregar e agradar a uma grande quantidade de fãs. “A ideia do #AC foi criar um disco para todo mundo”, disse Ana Carolina em entrevista a O POVOdireto de seu estúdio no Rio de Janeiro. Ainda sobre o símbolo, a cantora justifica: “Eu fico conectada muito tempo. 12 a 14 horas por dia e essas coisas iriam refletir no meu trabalho um dia”. Esse vício pela internet pode ser comprovado pelos números que a cercam: no Twitter são mais de 45 mil seguidores, no Facebook, mais de dois milhões e no Instagram, já são cerca de dez mil.

Diferentemente de seu trabalho anterior, N9ve, que para ela “não pode tocar em vários lugares para várias pessoas diferentes”, o #AC é mais elétrico, foi todo programado por DJ’s, podendo ser aceito mais facilmente. “N9ve é um disco mais enérgico, com canções um pouquinho mais complicadinhas. Já, #AC” é um disco mais pop”, explica.

Pilotado pelo produtor Alê Siqueira, #AC traz 12 músicas, compostas por Ana e convidados, que foram escolhidas entre cerca de 50 outras canções compostas por Ana ao longo dos últimos anos. A seleção seguiu o critério que a cantora já batizara de antemão para o seu novo disco: ser pop. Assim #AC traz, além das letras repletas de elementos de retratam o cotidiano e versos sensuais, um mix de guitarras, percussões, scratches e a ainda como ponto de contraste a voz de Chico Buarque. Por essa mistura Ana define seu novo trabalho como “um disco super quente, mais dançante”.

Entre os destaques que compõem a tracklist de #AC está a canção “Combustível”, que faz parte da trilha sonora da novela das nove da Globo, Amor à Vida. Esta é a vigésima segunda vez que uma canção de Ana Carolina é tema de personagem de novela. Além de “Combustível”, a faixa “Luz Acesa” também já é conhecida do grande público por integrar a trilha da novela Flor do Caribe, também da Globo.

“Resposta Da Rita” é uma das inéditas que mais chama atenção no disco. Primeiro por ser o antônimo do restante do álbum, segundo por ter a companhia do cantor e compositor Chico Buarque. A canção, que foi feita por Ana Carolina e Edu Krieger a pedido de Maria Bethânia, é, como o nome já sugere, uma resposta à música “Rita”, gravada por Chico em 1966. Quase cinquenta anos depois, sob aval de Chico, Ana Carolina aparece dizendo “Não levei o seu sorriso / porque sempre tive o meu / se você não tem assunto / a culpada não sou eu (...)”. Após a Rita de 2013 se justificar, Chico reaparece para que fique claro que trata-se de uma referência à sua obra. Para não fugir à ideia de réplica, houve todo cuidado na criação do arranjo a fim de deixar as canções bem parecidas. “A harmonia que a gente escolheu é a original”, comenta.

Parcerias
Já há muito tempo que Ana Carolina divide palco e estúdio com outros artistas. A mineira fez isso em 2004 com Seu Jorge no disco Ana & Jorge Ao Vivo, ano passado contracenou com Alejandro Sanz na canção “Irrepetível”, e também gravou a canção “The Very Thought Of You” com o músico norte-americano Tony Bennet, entre outras diversas parcerias. Com Tony, Ana conta que foi algo mais especial e, embora já experiente na carreira, foi tomada pela emoção. “Sou fã dele e foi uma honra estar ali dividindo uma faixa tão emblemática, uma música que escuto há anos”, confessa.

No novo disco, antigas e novas parcerias dão o tom às faixas. Chico Buarque, Guinga, Chiara Civelo e Edu Krieger – presente na composição de cinco faixas - são os músicos que entraram no estúdio com Ana e deram vida ao #AC. Desses encntros Ana garante que o essencial não é somente o produto gerado, mas a parceria, “a troca musical”.

Os DJs também são parte importante nesse trabalho. O DJ Cia é figura assídua nas composições das faixas e que, junto com Alê, Mikael Mutti e a própria Ana, trouxe ao disco o groove, a possbilidade de cria-lo totalmente sem o uso de uma bateria e a mescla com vozes e instrumentos que Ana tanto queria, fazendo das canções um universo de composições mixadas, dançantes e pop.

SERVIÇO
 #ACO quê: novo álbum de Ana CarolinaNúmero de faixas: 12Gravadora: Sony MusicQuanto: R$ 29,90
Fonte: O Povo

- Copyright © 2014 . - Powered by Graziella Silva - Distributed By Blogger Themes - Designed by Johanes Djogan